sábado, 13 de dezembro de 2014

Escapamentos...devemos dar a devida atenção à ele tambem.

Ola amigos blogueiros.

Hoje desvendaremos os segredos deste item, que mesmo não tendo a atenção devida, é de vital importância para o motor.
 
Suas funções principais é encaminhar os gases resultantes da combustão do motor para o ambiente sem que entre para o interior do veículo, atenuar ruídos provenientes do funcionamento do motor, e o mais importante e que nem todo mundo sabe, manter a contrapressão de escape.
 
Contrapressão de escape??o que é isso???
 
A foto acima mostra o sistema de distribuição do motor. (NÃO É O DISTRIBUIDOR DE IGNIÇÃO). É nesta parte que a contrapressão age diretamente. Todos os motores que utilizam válvulas, sendo elas para a admissão e escape, possui um diagrama, ou seja, um mapa onde estão descritos os momentos em que cada válvula se mantem aberta ou fechada para que o motor trabalhe.

Conceitualmente falando, nos 4 ciclos do motor, no momento em que ele vai admitir a mistura, a válvula de admissão se abre e a de escapamento esta fechada. mas na prática, nem sempre isto ocorre.
Esta ai o exemplo de um diagrama. A linha vermelha representa a válvula de escape e a azul, de admissão. Repare no alto do gráfico, que em um momento, as duas linhas se encontram. Este é o momento onde o motor permanece com as duas válvulas abertas. Neste ponto, é crucial que o sistema de escapamento esteja em perfeitas condições e com todos os seus componentes originais para neste momento, o motor tenha o máximo de rendimento tanto na admissão quanto no escape.
 
Então, jamais façam alterações no sistema de escapamento sem a orientação prévia de um profissional, pois, visando apenas um ruído um pouco mais "esportivo", você pode acabar prejudicando o motor com perdas de torque, potência e até mesmo prejudicando o consumo.
 
Lógico, este tópico não cita veículos com preparações esportivas no motor pois, quando o preparador faz as alterações para aumentar a potência, o escapamento também é dimensionado para a nova configuração do motor.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário