terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Faça a sangria de seus freios em casa sem danificar seu cilindro mestre

Boa tarde pessoal.

Depois de atestar que meu invento realmente funciona, resolvi compartilhar com vocês, mecânicos de fim de semana, ou semana toda mesmo, que já estão de saco cheio de fuçanicos picaretas que acham que porque a 40 anos, bombear freio pra sangrar dava certo, hoje ainda faz dessa forma.


AVISO: SO FAÇA ESTE PROCEDIMENTO SE VOCÊ POSSUI CONHECIMENTOS EM MECANICA PRINCIPALMENTE EM SISTEMAS DE FREIOS.


Tudo o que você irá precisar é de: 1 compressor de ar (pode ser esses de loja de auto peças, pequeno) se for usar um profissional, regule a pressão no máximo em 1 bar, uma tampa adaptada para receber o ar no reservatório (usei uma tampa comum com uma válvula de roda de caminhão pois tem porra e contra-porca), e mangueiras compatíveis.






Já nas rodas, você pode usar a tradicional mangueira transparente introduzida em uma garrafa, para evitar o retorno do ar e possibilitar a visualização do ar saindo. Na foto, reparem que eu conectei uma bomba de combustível de carro carburado (usei a do motor AE/CHT). Esta bomba possui uma válvula de retenção interna que substitui a garrafa. Ela permite fluxo em um único sentido, mantendo o sistema pressurizado para visualizar a saída do ar. Caso não seja possível, use a garrafa mesmo. mas certifique-se que a ponta da mangueira esteja mergulhada no fluido residual da garrafa.





Para remover o fluido velho, basta fazer o mesmo procedimento, porém a mangueira conectada ao sangrador não necessita estar mergulhada, mas dentro de um recipiente para colher o óleo velho.



Lembrem-se: o procedimento para sistemas em "X" começa-se pela roda mais afastada do cilindro e depois a que esta em sua diagonal. Ex.: Na maioria dos carros a roda mais afastada é a traseira direita, então a próxima é a dianteira esquerda. Depois a traseira esquerda e termine na dianteira direita. Para sistemas em linha, começa-se pela mais afastada e depois a sua paralela.

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