segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

E ai patrão...vamos completar?...Ja ouviram essa frase antes?

Boa noite amigos


Quem já não parou em um posto de combustíveis e não ouviu esta celebre frase. Pois bem, o post de hoje, vou passar para vocês o que nunca deve deixar um frentista fazer no seu carro.


1- "Olha só patrão, o óleo ta baixo, vamo completa?"
 
 
Jamais deixe que isto aconteça!!!!A não ser que o óleo que ele irá te oferecer seja o mesmo, exatamente o mesmo, que se encontra em uso em seu carro.
O óleo lubrificante possui diversos aditivos para inibir ou evitar diversos males no motor. Também possui seu grau específico de viscosidade, portanto, misturar óleos de marcas, especificações ou até de tipos de bases diferentes, esses óleos podem reagir um com o outro dentro do motor causando danos graves como desde fumaça excessiva até um travamento. Jamais misture óleos. Se é para completar, que seja com o mesmo que foi usado na troca.
 
DICA: Sempre que fizer a troca de óleo anote em um papel ou mantenha sempre aqueles adesivos fornecidos com o óleo e não esqueça de assinalar a marca e a viscosidade do óleo aplicado no veículo. Pois se for necessário completar, saberá qual utilizar.
Nunca misture óleos.
Nunca exceda o nível máximo da vareta indicadora.
estas orientações valem para o óleo do cambio, fluido de freio e para o óleo da direção hidráulica.
 
 
2- "E essa agua baixa ai doutor...vamo completa?
 
Outro lugar que você deve manter o frentista longe, é do reservatório de liquido de arrefecimento. Por uma série de motivos:
O sistema de arrefecimento funciona sob pressão, e quando quente, se aberto, vai haver uma descompressão muito forte fazendo com que a agua saia do estado liquido quando pressurizada e passe para o estado de vapor, sendo projetada pra fora com muita força, podendo causar ferimentos gravíssimos no frentista, além de danificar peças do sistema.
O sistema, dentro de seu padrão, esta preenchido com uma mistura de água com aditivo a base de etilenoglicol, em proporção controlada, e se adicionado agua, sabe-se lá de onde veio, vai causar descontrole dessa proporção.
Agua comum, de torneira, principalmente quando diretamente da SABESP, possui uma porcentagem de cloro, que em contato com a agua em altas temperaturas, passa a ser corrosivo para as paredes internas do motor
Quando ele finalmente for adicionar água, não saberá "sangrar" o sistema, ou seja, retirar o ar do sistema, o que em poucos metros jogará o radiador ou o reservatório a metros distante acompanhado de um estouro.
 
DICA: Sempre verifique o nível de agua com o motor frio. Pois como este sistema funciona sob pressão, o seu nível altera de acordo com a pressão e temperatura do líquido. Sempre abasteça o reservatório com a mistura de agua e aditivo. Recomenda-se sempre agua desmineralizada. Se não for possível, use agua que venha da caixa dágua, pois o tempo que ela ficou lá, já ajuda dissipar a concentração de cloro. Pode ser até filtrada. NUNCA abra o reservatório com o motor quente. Em caso de panes no sistema de arrefecimento onde acusar no painel ou se depara com vapor saindo co capô, JAMAIS abra o reservatório. por segurança não abra nem o capô, se certificado que a fumaça seja vapor, pois um sistema superaquecido, esta altamente pressurizado e pode explodir a qualquer momento.
 
 
 
 
 
Para encerrar, deixo aqui claro que este post não é nenhuma campanha contra frentistas, mas muitas vezes eles ,a intenção de ajudar, o sem o devido conhecimento, tomam atitudes que podem colocar em risco primeiramente a vida deles, a sua, e a integridade de seu carro
 
Por outro lado, os postos os forçam a vender produtos do posto para atender metas, então, muitas vezes com receio de perderem seus empregos, tomam estas atitudes.
 
TREINAMENTO ESPECIFICO É A SOLUÇÃO!!!

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