Estava prontinho para ser lançado o post sobre alinhamento mas um fato que me ocorreu hoje, me inspirou a fazer este post para mostrar a importância destes componentes, e que as vezes são esquecidos por alguns. Deixo claro que este não é o caso desde cliente.
Este é o carro do Clayton, um cliente antigo de nossa oficina, no qual levou o carro hoje para uma revisão no sistema de arrefecimento e troca de óleo. Executados os serviços, notamos que o fluido de freio estava com a coloração escura e partimos para o teste de ponto de ebulição com o equipamento específico. Resultado: Fluido extremamente contaminado com umidade. Então o proprietário decidiu substituir o fluido e limpar o sistema.
Para a sangria utilizamos o equipamento específico no qual injeta o fluido sob pressão constante no reservatório evitando-se assim sucessivos golpes no pedal e reduzindo o risco de problemas no cilindro mestre ou no servo-freio.
Terminada a sangria, o veículo foi liberado, e mais ou menos 1 hora depois, recebo a ligação do dono do veículo dizendo que o mesmo estava sem freios. O mesmo solicitou apoio do reboque e nos trouxe de volta o veículo e nos deparamos com a seguinte situação:
O flexível de freio da roda dianteira direita havia se rompido, e derramando todo o fluído de um dos circuitos do sistema de freio. No momento em que realizávamos a sangria, a inspeção feita neles, estavam ok. O rompimento ocorreu quando o proprietário parava o veículo em um aclive.
Aproveitamos e refizemos toda a inspeção nos outros flexíveis e mesmo não encontrando fissuras profundas, apenas ressecamento natural no dianteiro esquerdo, conversamos com o cliente, e devido o veículo ser usado em rodovias constantemente, o mesmo optou por substituir o outro flexível por segurança.
Um detalhe importante: Na troca, a peça nova não vem com uma abraçadeira suporte e um protetor de torção, portanto deve ser removido da peça antiga para instalar a nova.
Aqui ele pronto para ser aplicado. Para a remoção do tubo rígido, deve ser usada a chave de tubulação na medida compatível. No mercado popular, e conhecida como "espora de galo" ou "estrela cortada"
Aqui as peças já aplicadas e devidamente sangradas.
Após o reparo, parti para uma analise da peça e cheguei a duas causas prováveis:
- Por serem originais ainda, sofreram com o desgaste natural devido à estarem expostos por um longo tempo a temperaturas altas, ações atmosféricas, e pressões oriundas do próprio trabalho dele.
- A ação do próprio fluido já contaminado e velho, oxidado e por muito tempo agindo no mesmo lugar, deteriorou o flexível e por ser um conjunto que acompanha os movimentos da suspensão, e o movimento da direção, em alguns pontos, criou-se vincos onde o desgaste se acentuou.
Conforme o sistema foi limpo, o novo fluido, sem nenhuma contaminação, acabou por deixar mais fina a parede do flexível fazendo com que ele se rompesse.
Foi aplicado no veículo o fluido de freios Varga DOT 4
Portanto ai vão algumas dicas para quando levar seu veículo em uma oficina verificar:
Teste o fluido - O teste é feito com um equipamento que mede o ponto de ebulição (fervura) do fluido. quando mais baixo o ponto significa que esta contaminado com água. O fluido de freio tem em sua composição básica o álcool, que possui características hidroscópicas, ou seja, absorve umidade. O mesmo em períodos normais deve ser substituído a cada 1 anos ou 10 mil km. Qualquer serviço no freio que implique a sangria, o mesmo deve ser substituído por completo.
Verifique o índice DOT - O índice DOT refere-se ao valor de resistência à fervura do fluido de freio. Quanto maior for este valor, mais resistente ao calor o fluído será. Veículos de uso cotidiano, costumam vir aplicados os fluidos DOT 3. Nada impede de se colocar um fluído de valor DOT superior em seu véiculo, mas o que jamais pode ser feito é substituir o fluído por um de valor DOT inferior ou misturar fluidos de DOT´s diferentes. Hoje, o recomendado é o DOT 4. Temos muitas variedades de fluidos, sendo os mais comuns o DOT 3, DOT 4, o Super DOT 4, DOT 5 e os fluidos especiais para veículos de competição. Consulte seu mecânico de confiança ou o manual do proprietário sobre o fluido indicado para seu veículo.
Fluido contaminado deteriora os cilindros de roda - Antes de fazer a sangria, verifique as condições do freio traseiro. desmente as campanas (tambores de freio) e levante levemente as coifas do cilindro. Se houver vazamento de fluido, o cilindro esta condenado e deve ser substituído. Aproveite e já faça a manutenção
LEMBREM-SE NA TAMANHA RESPONSABILIDADE DO SISTEMA DE FREIOS E QUE SEUS COMPONENTES NÃO SÃO CAROS COMPARANDO COM O SEU NÍVEL DE IMPORTANCIA!!!
Fotos e material gentilmente cedido pelo Clayton, proprietário do Fiat Uno exibido neste Post.
Verifique o estado dos flexíveis - A qualquer sinal de fissuras, inchaço, bolhas ou suor de fluido nos tubos, substitua-os imediatamente ou o mais breve possível.
LEMBREM-SE NA TAMANHA RESPONSABILIDADE DO SISTEMA DE FREIOS E QUE SEUS COMPONENTES NÃO SÃO CAROS COMPARANDO COM O SEU NÍVEL DE IMPORTANCIA!!!
Fotos e material gentilmente cedido pelo Clayton, proprietário do Fiat Uno exibido neste Post.
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