sexta-feira, 10 de abril de 2015

Aditivo no sistema do arrefecimento...sem ele você pode ficar de cabeça quente!!!

Ola amigos

Hoje mostrarei a vocês quais são os problemas que a ausência do aditivo na água do motor podem causar. O modelo que será mostrado aqui é um GM Vectra 2.2 16V que através de um simples vazamento, pode ser identificado vários problemas. Acompanhe:


Tudo começou quando o dono do carro reclamou que ao colocar agua, a mesma escorria pelo motor e caia no protetor de carter. Ao desmontar, nos deparamos com esta situação:

 
O tubo se saída da bomba de agua do motor tinha sido devorado pela oxidação causada pela agua sem o aditivo e pelos sais minerais junto com as altas temperaturas. Ele teve muita sorte pois somente o tubo oxidou e não o bloco do motor.
 
Diante desta situação, partimos para uma analise mais apurada no motor e encontramos mais problemas.
 
 
A bomba de água também estava toda oxidada e o impulsor estava com as palhetas tão oxidadas que apenas o contato com os dedos era suficiente para quebrar.
 
 
Alojamento da bomba sendo preparado para receber um novo tubo e a nova bomba. Nos motores Chevrolet da linha Powertech, a bomba de agua e movimentada pela correia dentada de sincronismo do motor, portanto, tivemos que remove-la. Mais surpresas.
 
 
A correia deste carro nunca havia sido trocada. O veículo já estava com quase 70 mil quilômetros. O tensor não conseguia mais manter a tensão devido ao desgaste nos dentes, que pela falta da própria tensão da correia, se esfregava na base da engrenagem dos comandos e do virabrequim.
 
 
Aqui todas as peças que foram substituídas para que pudesse sanar definitivamente o problema no Vectra. Na hora de montar, toda a atenção com o sincronismo da correia. Este motor, mesmo tendo os pontos de referencia gravados no motor, possui ferramenta específica para manter os comandos de válvula sincronizados.
 
 
Mostrando as marcas de referencia:
 
Admissão                                           Escape
 
Neste post friso novamente a importância do uso do aditivo para evitar não só o superaquecimento do veículo, mas a proteção contra corrosão de diversos componentes.
 
Dica: Para veículos que possuem bomba dágua movida pela correia dentada, ao substituir a correia, faça também a troca da bomba. Pois assim evita-se aborrecimentos com desmontagens desnecessárias de componentes ou refazer um serviço de correia dentada novamente por causa de um vazamento. Linha VW AT, Motores FIRE, Renault, GM são alguns que possuem este sistema.
 
 
 
Todo o serviço foi executado na Oficina Car Club Firestone - Saúde
Rua Eliza Silveira nº 57 - Bairro da Saúde - São Paulo
 
 
 
 
 
 
 
 

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