Hoje neste post, mostrarei como e feito o alinhamento de um veículo em um equipamento 3D e também as consequências de andar com o veículo desalinhado. O veículo a ser mostrado é uma Chevrolet Spin LTZ ano 2014.
Tudo começa com o posicionamento do carro na rampa de alinhamento e a colocação das cabeças de leitura nas rodas. neste momento, o técnico tem que assegurar que as mesmas estão bem assentadas nos aros das rodas para evitar qualquer erro.
Em seguida, se faz o procedimento de medição dos parâmetros de leitura. A máquina já informa os procedimentos ao técnico que os segue passo a passo. Caso alguma etapa não tenha sido executada corretamente, um sinal sonoro e soado e a maquia repete a operação. Após as etapas de medição, podemos verificar a real situação do alinhamento.
Podemos verificar na imagem que temos a ilustração do carro em 3D mostrando através de dados numéricos e visuais(cores) como esta o veículo. Quando falamos em valores numéricos do alinhamento, estamos falando em ângulos, portanto, se lê graus, minutos e segundos. Nesta primeira imagem, já podemos ver o que precisará ser corrigido.
Esta são as telas gráficas para o ajuste fino do alinhamento. O software da maquina executa o alinhamento passo a passo. Primeiro alinha-se a traseira do veículo, e depois a dianteira, sempre nesta sequencia: Caster traseiro e depois o Camber traseiro.
Nesta tela, são feitas as correções da parte dianteira do veículo. Segue-se a sequencia: Caster dianteiro, camber dianteiro e depois o alinhamento da direção.
Ao termino da operação, a maquina exibe um relatório onde é possível imprimir e guardar como histórico.
Definições do alinhamento
Caster - É o posicionamento da roda em relação a caixa de roda do veículo. medido em graus, a máquina mede a distancia entre eixos de cada lado do veículo para medir o desvio do Caster. Veículos que possui quadro ou agregados de suspensão (os braços oscilantes são fixados em estruturas chamadas de subchassis) possibilitam o ajuste de caster afrouxando os parafusos de fixação do quadro e deslocando-o para o sentido de correção. Em casos específicos, é possível acertar o caster pelo pivô, quando o mesmo possui folgas ou oblongos em seus parafusos. Carros que as bandejas são fixadas diretamente no monobloco, passa ser mais limitado o ajuste. No caso de bandejas fixas, pode implicar até em substituição das mesmas ou um reparo em oficinas de alinhamento técnico, por se tratar de possíveis deformações no monobloco. Um caso em especial de braços fixados duretamente na carroceria e permitem regulagem de caster é a linha Fiat Uno, Premio, Elba e Fiorino além da Linha Fiat 147, Spazio, City, Fiorino, e Oggy. A sua suspensão e ditada de um braço oscilante e uma barra estabilizadora (antigos) ou junto com esta barra, uma barra tensora que possui uma parte roscada que permite folgas de ajuste.
Camber - É a inclinação da roda em relação a sua posição vertical. Pode ser positivo, quando a parte superior da roda forma um ângulo apontando para fora do veículo, ou negativo, tendo a parte superior apontada para dentro do veículo. O Camber é um ajuste que proporciona estabilidade para o veículo em linhas retas, e quando fora dos padrões causa desgaste irregular no pneu nos ombros internos ou externos. fazer seu ajuste é simples, porém deve ser feito com muita cautela, pois implica em esforço mecânico contra a torre do amortecedor. Alguns veículos possui esta regulagem nos parafusos do amortecedor, outros é possível regular através dos pivôs.
Alinhamento da direção - Medido em graus, possui valores positivos para convergente e negativos para divergente. É o acerto da direção das rodas propriamente dito e é realizado através dos fusos de regulagem na barra de direção.
O correto, e recomendado pelos fabricantes é que seja verificado o alinhamento, o balanceamento e a realização do rodizio de pneus a cada 10 mil quilômetros.
Tomando esses cuidados, você terá pneus mais conservados e durando muito mais quilômetros.
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