terça-feira, 5 de maio de 2015

Sistema de ignição - Até os "inquebráveis" se rendem a ele.

Boa tarde nobres visitantes!!!

Hoje vou relatar um caso que acompanhamos cujo sintoma era falhas no motor em cargas, luz da injeção acesa e alto consumo.

Porque, cito no título "inquebráveis" e coloco aspas?

Porque se trata nada mais nada menos doque um Honda Civic 2005. Veículo conhecido no mercado por sua durabilidade. mas devemos lembrar que tanto ele, como o Corolla, e outros veículos, se não submetidos a revisões e manutenções periódicas, vão ter problemas como qualquer outro carro. O que faz um veículo ser inquebrável, não é a fabrica, mas sim o proprietário. Com manutenção correta, qualquer veículo se torna inquebrável.



Vamos lá:

Partimos para uma revisão no sistema de injeção e ignição. O veiculo já possuía histórico na oficina. Foi realizada a retifica completa do motor. Ao analisar o mesmo com o scanner, encontramos 2 códigos de falha porém desconhecidos. A leitura do modo dinâmico apresentava-se dentro dos padrões até que ao acionar o acelerador, quando a falha se manifestava, notávamos um enriquecimento na sonda lâmbda. Algumas peças, por ordem do próprio cliente não foram substituídas, como principalmente as velas e 2 das 4 bobinas. Este veículo utiliza uma bobina para cada cilindro. Como o sintoma era de falha por excesso, resolvemos desmontar o sistema de ignição.

 
 
Desmontamos o sistema de ignição, e me deparei com as seguintes situações.
 
 
Encontramos duas bobinas com fita isolante, sendo uma delas com duas trincas expondo o seus componentes internos e velas com código térmico errado, sendo 2 de cada tipo.
 
Resumindo. Justamente os dois componentes que não foram substituídos, foram os que apresentaram a causa da falha do motor.
 
Aqui vão algumas dicas para que você não fique na mão por causa da ignição:
 
Velas - Sempre consultar o manual do proprietário. Lá diz o tipo de vela, o grau térmico, o tipo de rosca e a quilometragem limite. Caso você não tenha mais acesso a esta informação, e se suas velas não forem de iridiun ou platina, substitua em intervalos de 20 a 25 mil km. Caso sejam de platina ou iridiun, pode-se dobrar este período. Tente casar a troca das velas com a da correia dentada, pois para trocar a correia, necessita-se remover uma ou mais velas para facilitar a movimentação do motor, pode ser uma maneira fácil de marcar o intervalo. ajuste as folgas conforme o manual. Geralmente as embalagens traz esta informação. Na auto peças, os catálogos Bosch e NGK também possuem estas informações. Não misture tipos de velas e nem de grau térmico diferentes, e use apenas as especificadas para seu veículo.
 
Cabos de vela - A vida útil de um conjunto de cabos é de geralmente 50 a 60 mil km. Quando chegar o período da troca, troque-os junto com as velas. Fugas de corrente em cabos são identificadas por manchas esbranquiçadas ou pontos queimados nos cabos. Identificado tal sintoma, troque-os imediatamente.
 
Rotor e tampa do distribuidor - De atenção especial a estes componentes, pois trincas, fissuras e mal contatos podem causar fachas no motor. Sempre troque aos pares. Se for aplicar um rotor novo, troque a tampa também.
 
Bobina de ignição - esta não possui uma quilometragem específica para troca. É um componente que, se dada as devidas manutenções, pode durar muito tempo, mas o próprio uso e as condições expostas como calor, umidade e choques mecânicos, pode danifica-la. Peça para seu mecânico medir a resistência dela. Estando fora de padrões, troque-a.
 
 
 

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